Como Funciona O Universo: Princípio de Gênero
Em nossa série de estudos sobre os Princípios Herméticos descritos no livro O Caibalion (Estudo da Filosofia Hermética do Antigo Egito e da Grécia), chegamos ao sétimo e último princípio, o Princípio de Gênero.Esse princípio nos diz que:
Antes de qualquer polêmica começar, já vamos adiantar que a palavra Gênero é derivada da raiz latina que significa gerar, procriar, produzir. Ou seja, esse princípio não está falando sobre o sexo físico nem corpo biológico. Esse princípio nos traz informações sobre as forças arquetípicas que todos sem excessão possuem dentro de si."O Gênero está em tudo; tudo tem seus Princípios Masculino e Feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos." - O Caibalion
Para facilitar o entendimento, essas duas forças muitas vezes também são referidas como Negativo (feminino) e Positivo (masculino), apesar de o termo Negativo ser muito confundido com algo ruim. Mas vamos pensar, por exemplo, no átomo.
![]() |
| Átomos |
O Átomo é formado da parte positiva (próton) e da parte negativa (elétrons). Tudo aqui na matéria física é composta de átomos, não existe nada no plano físico que não seja composto por isso. O movimento dos elétrons ao redor do próton é o que gera a energia e cria a manifestação física (gênero = gerar, produzir).
Lembra do Princípio de Correspondência? Temos o Plano Físico, Plano Mental e Plano Espiritual.
Ampliando esse conceito para o plano mental ("o Gênero se manifesta em todos os planos"). Temos esse princípio também se manifestando no Gênero Mental. Quando você "tem uma idéia" e em seguida começa a planejar como trazer para o Plano Físico essa idéia. Novamente temos esses dois princípios em ação. A idéia foi "inserida" no plano mental (princípio Masculino). Após isso, você passa a gestar essa idéia (princípio Feminino) e planejar como trazer ela para o plano físico.
Ao manifestar essa idéia no plano físico, novamente esses dois princípios entram em ação. Você cria isso na plano físico e cuida para que isso se mantenha. Novamente os dois princípios em ação.
Perceba que não há criação nem manifestação sem que os dois princípios estejam trabalhando juntos. O que ocorre é que um desses princípios esteja agindo no seu lado sombra, aquele lado que você não percebe que existe em você, mas isso não significa que ele não esteja em ação.
Se Masculino/Feminino dá um nó em sua cabeça, pense como princípio do Sol de da Lua. O primeiro lida mais com o externo, o segundo lida mais com o interno. Quando você cuida de seus sentimentos, emoções, você está manifestando a energia lunar (princípio feminino), quando você parte para a ação você está manifestando a energia solar (princípio masculino). Novamente, não há como separar os dois, não há como partir para a ação sem antes ter o planejamento. Nem que o planejamento seja o mínimo, só a nível de "vou pegar esse martelo e bater no prego nessa direção". Mesmo sendo o mínimo de planejamento, ele ainda existe.
Para uma vida mais equilibrada, iremos manifestar esses princípios de maneira mais equalizada. Se eu potencializo muito apenas um desses princípios, irei sintonizar com outra pessoa que irá sintonizar o outro princípio na mesma medida (lembra do Princípio de Polaridade?).
Agora deixo o restante da reflexão para você! Qualquer coisa comente que a gente conversa!
Até a próxima!
Me chamo Ricardo Tinti e trabalho com a Psicanálise Espiritualista, Radiestesia e o tratamento Energético e Espiritual Humanoterapeuta.


Comentários
Postar um comentário